Moda



A moda nos anos 60 foi marcada pelo fim a moda única, passou a evidenciar o comportamento individual e a ter várias propostas. Os jovens daquela época criavam sua própria moda e não seguiam parâmetros  dos mais velhos.

A moda era não seguir a moda, ou seja, demonstrar seu estilo por meio de um vestuário de atitude e liberdade. Não há dúvida de que a grande vedete da moda nos anos 60 foi à minissaia.

"A ideia da minissaia não é minha, nem de Courréges. Foi a rua que a inventou".   - Mary Quant

Em 1965, na França, André Courréges e a inglesa Mary Quant operaram uma verdadeira revolução na moda, com sua coleção de roupas de linhas retas, minissaias, botas brancas e sua visão de futuro, em suas "moon girls", de roupas espaciais, metálicas e fluorescentes (que representavam a modernidade e o futurismo que a época antevia)

As mudanças no vestuário também alcançaram a lingerie, com a generalização do uso da calcinha e da meia-calça, que dava conforto e segurança, tanto para usar a minissaia, quanto para dançar o twist e o rock.

Foi nessa época que o unissex ganhou força total com a popularização do uso da calça jeans e camisas de gola. As mulheres quebraram paradigmas e passaram a ousar no uso de roupas tradicionalmente masculinas, como o smoking que foi lançado para mulheres por Yves Saint Laurent em 1966.


A moda dos anos 60 trouxe também os vestidos tubinhos que eram bem agarradinhos e mostravam todas as formas do corpo e foi um grande sucesso. Esses vestidos eram estampados e sempre com cores vibrantes.


A maquiagem era essencial e feita especialmente para o público jovem. O foco estava nos olhos, sempre muito marcados. Os batons eram clarinhos ou mesmo brancos e os produtos preferidos deviam ser práticos e fáceis de usar. Contando que as perucas também estavam na moda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário